Sistema de prevenção de colisão da Ciconia: Aprimorando a segurança do espaço aéreo para aeronaves tripuladas e sem Uncrewed
A integração segura dos drones no espaço aéreo nacional é um dos maiores desafios que a indústria da aviação enfrenta atualmente. À base de Israel Guindaste Fundada em 2016, está abordando esse problema com seu sistema de coordenação e prevenção de colisões (C & CAS). Liderados pelo co-fundador e CEO Moshe Cohen, juntamente com os colegas fundadores Gil Yannai e Ilan Zohar, a Ciconia está desenvolvendo soluções avançadas que permitem que as aeronaves tripuladas e não tripuladas operem com segurança em densos e de baixa altitude. Diferentemente das tecnologias existentes, o sistema da Ciconia se destaca por sua taxa de falso positivo quase zero e sua capacidade de fornecer comandos de direção evasiva precisos e em tempo real.
Abordando um desafio crítico de segurança
A motivação de Cohen e sua empresa para o desenvolvimento de um sistema de prevenção de colisões começou em 1997, depois que uma trágica colisão no ar em Israel conquistou a vida de 73 soldados. Na época, os especialistas consideravam impossível criar um sistema de prevenção de colisão para helicópteros devido à sua proximidade no vôo e à alta taxa de alarmes falsos. Esse desafio se tornou a base do trabalho de Ciconia.
O C&AS foi projetado para identificar e responder apenas às situações de risco mais críticas, gerando instruções de direção precisas para evitar colisões. A complexidade desta tarefa é agravada pela presença de aeronaves tripuladas, onde os pilotos devem confiar e seguir comandos gerados pelo sistema. Garantir que esses comandos se alinhem aos instintos e experiência do piloto seja essencial para o sucesso do sistema.
Um divisor de jogo para mobilidade aérea urbana e resposta de emergência
Uma das maiores barreiras à adoção generalizada da mobilidade urbana do ar (UAM) e serviços de entrega de drones é o medo de colisões no espaço aéreo de baixa altitude. Embora os avanços tecnológicos tenham abordado muitas preocupações de segurança, o risco de conflitos no ar continua sendo um grande obstáculo à escala. O sistema da Ciconia oferece uma solução, garantindo que todo veículo – seja tripulado ou não tripulado – transmita seus dados de localização e identificação.
Cohen defende a visualização de ID remota como uma medida de segurança e não apenas um recurso de segurança. O C & CAS permite que as aeronaves tripuladas e realmente operem próximas, reduzindo a necessidade de grandes margens de segurança. Essa capacidade foi demonstrada no Texas e em outros lugares, onde um drone e um helicóptero são capazes de funcionar de perto com segurança, desconfundando quando correm o risco de colisão. Para os socorristas, isso pode significar operar drones ao lado de helicópteros nos esforços de combate a incêndios ou de desastre sem ter que aterrar um ou outro.
Não é um substituto para o UTM, mas uma camada crítica de segurança
Apesar de seus recursos avançados, a C&AS não foi projetada para substituir os sistemas Uncrewed Tráfego (UTM), mas para complementá -los. Embora o UTM forneça uma estrutura de alto nível para coordenar operações de drones, o sistema da Ciconia opera no nível do veículo, oferecendo resolução imediata de conflitos sem operadores esmagadores. O sistema apresenta informações críticas no momento certo – com sabor suficiente para evitar colisões, mas sem criar sobrecarga cognitiva para pilotos ou operadores de drones.
O sistema opera em três etapas:
- Notificação: Alerta pilotos e operadores de riscos potenciais.
- Recomendação: Fornece orientações sobre o melhor curso de ação.
- Controle autônomo: Se necessário, o sistema pode assumir o controle de um veículo não tripulado para evitar uma colisão e depois retornar o controle assim que o risco for atenuado.
Eficácia comprovada em cenários do mundo real
Testes recentes de voo envolvendo helicópteros e drones tripulados destacaram a importância da confiança no sistema. Inicialmente, os pilotos hesitaram em voar em velocidades mais altas devido à incerteza sobre se o drone sairia do caminho a tempo. À medida que a confiança no sistema crescia, os pilotos de teste foram capazes de confiar com confiança na C&ASC, demonstrando sua capacidade de trabalhar com precisão como pretendido.
A Ciconia já está envolvida em programas piloto em Israel e Califórnia e fez parceria com a Sagetech Avionics para desenvolver protótipos. Com o crescente foco regulatório na integração de drones no espaço aéreo nacional, a empresa também está trabalhando com a NASA e defendendo a adoção generalizada na FAA e na indústria de aviação mais ampla.
Permitindo o futuro da aviação
À medida que a mobilidade do ar urbana evolui, a capacidade de operar vários veículos aéreos nas proximidades será essencial. Ao contrário dos carros na estrada, onde os veículos de emergência podem confiar em sirenes e luzes piscando para navegar pelo tráfego, a coordenação do espaço aéreo requer uma abordagem perfeita e automatizada.
A visão de Ciconia é clara: permitindo um futuro onde drones, táxis aéreos e socorristas podem compartilhar os céus com segurança. Com dezenas de milhares de horas de voo de baixa altitude informando seu desenvolvimento, a C&AS está posicionada para se tornar um facilitador crítico de densas operações aéreas. Ao reduzir a probabilidade de falta de comunicação e erro humano, a Ciconia está abrindo caminho para um futuro mais seguro e escalável para a aviação tripulada e não tripulada.